A TARTARUGA-SÍMBOLOS E SIGNIFICADO


A tartaruga é um dos símbolos mais antigos representativos da Mãe Terra, significando nutrição, proteção, e também a cura que carregamos em nosso interior. A tartaruga nos recorda de que a conexão com a Grande Mãe está no dar e receber, na reciprocidade e somente assim podemos entender o verdadeiro significado da criação e da conexão.

O casco da tartaruga carrega o simbolismo dos treze clãs maternos originais, a conexão Terra-Lua, as treze luas, a água, a terra, a associação ao feminino.

Os Chippewa, Cree, Iroquois, por exemplo, referem-se ao continente norte-americano como a "Ilha Tartaruga". Eles observaram que o casco rígido protegia um ser, e associaram à Terra como um organismo vivo que protege todos os seres que nela vivem. Para os maias, o cinturão de Orion era visto como uma tartaruga cósmica. Na arqueologia maia encontramos a casa das tartarugas em Uxmal. A tartaruga era associada à água e ao deus da chuva.
A medicina da tartaruga: poder de cura do feminino, desenvolvimento de novas idéias, conexão com a terra e a água, honrar a Mãe Terra, fonte curadora, focalizar pensamentos e ações, tenacidade, defesa, respeitar nossos próprios limites, amadurecimento, paciência.

Conta uma lenda Chippewa que quando o mundo foi feito, o Grande Espírito solicitou ajuda a todos os animais. A etapa final da criação era encontrar alguém que ajudasse a manter a Terra no lugar. A tartaruga foi a última a se apresentar, oferecendo seus serviços, pois acreditava que era muito velha e muito lenta para tal função, porém, seu casco forte era o único capaz de suportar tal tarefa
Fonte : terramistica.com.br
Os chineses já estudavam a Natureza e buscavam significados para tudo que se relacionasse a ela.
Para os chineses, a tartaruga pela sua carapaça, redonda como o céu na parte superior – o que a torna semelhante a uma cúpula – e plana como a terra na parte inferior, é uma representação do Universo: constitui-se por si mesma numa cosmografia e como tal aparece no Extremo Oriente, entre os chineses e japoneses.
Os clássicos chineses insistem na sua função estabilizadora.
No plano estritamente antropocêntrico a tartaruga apresenta um simbolismo ao mesmo tempo feminino e masculino.
Observando uma tartaruga negra gigante que saía do Rio Amarelo,há muitos séculos atrás,mais ou menos 5.000 anos, um sábio imperador chinês chamado Fu Hsi intuiu que o Tao (a Realidade última de todas as coisas) é como um quadrado sem pontas.
Quando ele se aproximou, viu com admiração que em seu casco havia o desenho de um quadrado perfeito com nove divisões iguais. Ora, o casco de uma tartaruga possui as bordas ovaladas, portanto, podendo associar-se aum quadrado sem pontas, como escreve Lao Tsé em seu Livro das Virtudes.
Dessa comparação nasceu o Ba-guá, que significa oito lados, com cada lado correspondendo a um trigrama e seu centro ao Yin e Yang em equilíbrio, Ming Tang.
Tradicionalmente, a melhor definição de Yin e Yang são os dois lados de uma montanha que em determinadas horas do dia um lado é banhado pela luz solar (lado Yang) e o outro lado está na sombra (lado Yin). Com o decorrer das horas a posição se inverte: o lado Yin fica ensolarado,Yang, e o lado Yang se torna sombreado, Yin.
Na vida, as situações também têm essa alternância.
O trigrama é formado por três linhas, que se escrevem de baixo para cima.
As linhas básicas são duas: a linha YIN, representada pelo escuro, e a linha YANG, representada pelo claro.
Fonte : Stela Vecchi é escritora e consultora de Feng Shui.
Conta-se que no casco da Tartaruga-Sagrada do Rio Luo, Da Yu enxergou um código que mostrava o fluxo da energia terrestre. A esse esquema, foi dado o nome de Luo Shu, ou Mapa do Mundo Manifestado.
Acupuntura, Astrologia Chinesa e a Tartaruga Sagrada
Tudo começou há cerca de 5000 mil, mais ou menos com o inicio da medicina chinesa, e o que se conta é que Fo Hi uma figura lendária inventou os Kua que seriam os signos, onde em 1882, o inglês James Legge cunhou os termos trigramas e hexagramas, dando entendimento para o livro das Mutações – I Ching.
Fo Hi teria deixado a descrição dos 8 kuas (trigramas) no casco de uma tartaruga que representava a imagem do mundo, depois esses 8 trigramas foram colocados dentro de um quadro, onde o centro era representado pelo Tai Chi : energia Universal, e estas imagens estão em constante mutação, demonstrando a efetiva mudança e transição que ocorre no mundo a cada instante, e esse quadro foi chamado de quadrado mágico.
Os resultados de tudo isso, foi o surgimento de doutrina da dualidade Yin e Yang e a teoria dos cinco elementos.
Confúcio traduziu e deu entendimento ao I Ching e Lao Tse, através do I Ching descreveu a Lei do Tao, o curso das coisas, onde a imutável e eterna lei atua em tudo, e cujo princípio primordial é o QI - Tai Chi - energia cósmica universal, principio meio e fim de todas as coisas. Outros filósofos, assim como os discípulos de Confúcio, contribuíram para o I Ching, que não seria um livro de adivinhações, mas sim uma Filosofia de Bem viver. O I Ching é o mais antigo livro de filosofia que a humanidade possui (fruto da Filosofia Taoista e Confucionista).
Na prática da acupuntura, a astrologia chinesa é usada, levando-se em conta a hora, dia, mês e ano do nascimento; através de cálculos e usando tabelas, poderemos saber o ponto que primeiro se abriu ou se tornou ativo, no momento do nascimento, e este ponto será sempre uma ferramenta a mais no equilíbrio do paciente. No método da tartaruga sagrada, poderemos através também de tabelas e cálculos encontrar, independente da patologia quais os vasos maravilhosos mais adequados, e a abertura e fechamento do tratamento.

Nas "12 formas de Chi Kung" e na sequência de "Exercícios para a Saúde dos 12 Órgãos Internos (panos de seda)" ensinada pelo Mestre Liu Pai Lin há também movimentos associados à tartaruga, considerada pelos taoístas um símbolo de longevidade: a "Respiração da Tartaruga" e o "Exercício da Tartaruga".
Na tartaruga exibida  podemos perceber a inspiração do movimento"Exercício da Tartaruga", onde o praticante após se agachar e encolher volta a se esticar e alonga o pescoço para a frente e os braços para trás, de modo semelhante ao movimento da tartaruga ao sair do casco.
Fitoterapia literalmente quer dizer, terapia através das plantas, é conhecida na china há cerca de três mil anos, época em que os livros eram escritos em pergaminhos, casco de tartaruga e seda. Mas a informação contida nesses registos mais antigos não fazem referência ás plantas, mas registam os nomes de doenças, orações e outros métodos para as curar.
Método da tartaruga sagrada ou mística
“Para alcançar o conhecimento, acrescente coisas todos os dias. Para alcançar a sabedoria, remova coisas todos os dias.” (LaoTzu)

O Método de acupuntura chamado de Tartaruga mística é baseado nas variações de energia com a passagem do tempo. A cada dia, yin e yang fluem e refluem regularmente assim como as marés dos oceanos, influenciados pelo cosmos de maneira geral.
O ser humano, intermediando o céu e a terra, está em estreita relação com seu meio e com as transformações que ocorrem neste meio, no cosmos.
Os antigos chineses observaram estas variações da natureza e constataram que afetam e influenciam os estados energéticos do corpo humano. A harmonia e equilíbrio nestas variações é que constituem o estado ideal, ou seja saúde.
O fluxo e refluxo do yin e yang implicam que Qi e Xue fluam e refluam em correspondência. Se esta correspondência deixa de existir, ou seja, o fluxo de Qi e Xue da pessoa não esteja compassado com o cosmos, a pessoa se torna vítima de uma doença.
Qi circula pelo corpo como a água circula pelo planeta. Conforme Yang avança Yin recua. Quando o Qi chega a um meridiano, ele se torna abundante neste meridiano e por isso os pontos do meridiano estão abertos. Naqueles em que o Qi está em falta se dá o contrário. O que nos leva a ver que os pontos se abrem e se fecham ao longo do passar do dia. Esse abrir e fechar torna possível a circulação regular do Qi e do Xue. Entretanto se este abrir e fechar se tornar desordenado, a circulação será prejudicada, tal qual na circulação da água, criando obstruções, acúmulos e faltas. É o inicio de uma doença. A escolha do ponto correto para tratamento pode restaurar o sequenciamento harmonioso de yin e yang aos pontos e restaurar a correta circulação do Qi.
Uma das possíveis razões para o nome Tartaruga Mística ou Tartaruga Sagrada é o lendário aparecimento das linhas dos trigramas e dos nove palácios na casca de uma tartaruga. Uma outra possível razão e mais importante é que na antiguidade as tartarugas eram consideradas sagradas e eram usados nos ritos de sacrifícios mais poderosos. Também foi muito usada nas atividades divinatórias.
Este método foi criado por Dou Han-qing na dinastia Jin (115-1234 A.C.). Dou afirmou ser legado de um médico Daoista. Dou atribuir cada um dos nove palácios a um dos oito vasos extraordinários.
A chave para este método é encontrar o ponto aberto em um determinado horário e isto é feito através dos cálculos dos Troncos e Ramos.
Alguns usam o ponto da data do nascimento e outros o ponto da hora do tratamento.
Estes pontos são colocados em conjunto com os demais pontos apropriados para o tratamento, para potencializar o fluxo e refluxo de energia pelos meridianos.

Fonte : José Roberto
No método Ling Gui Ba Fa, ou Método da Tartaruga Sagrada, os 8 acupontos confluentes ou maravilhosos são escolhidos a partir de toda uma sintomatologia, que corresponde às características de cada um dos oito trigramas.
DESCRIÇÃO DA TARTARUGA
A tartaruga é um réptil exclusivo de água marinha ou doce. Com o casco mais achatado e patas com aspecto de nadadeiras, além de serem carnívoras. O cágado é um animal que vive grande parte do tempo debaixo d’água ou próximo dela, mas se diferencia por poder viver na parte terrestre também, com um tamanho bem inferior. O jabuti é uma espécie exclusivamente terrestre, com um casco convexo, bem arqueado e pernas grossas que parecem a miniatura de patas de elefantes, diferente de seus amigos não se arrisca a nadar, pois depois de algum tempo acaba afundando. Pronto agora que já foi diferenciada uma espécie da outra vamos dar mais informações sobre os jabutis, nosso tema de hoje.
Características:
São bem conhecidos por sua lentidão, possuem hábitos diurnos e gregários (vivem em bandos) passam o seu tempo em busca de alimentos, principalmente os de cores vermelhas e amarelas. Eles não possuem dentes, no lugar tem uma placa óssea que funciona como uma lâmina para poderem comer os alimentos. São animais muito resistentes, espertos, dóceis, atentos, calmos, pacientes e mansos, aceitam ser afagados, e o melhor para algumas pessoas: não faz barulho. Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo põe as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte, como se estivesse morta.
As tartarugas são pertencentes à classe dos répteis e compreendem à ordem dos Quelônios (gr.: chelone, tartaruga). Mais de trezentas espécies de tartarugas podem ser encontradas em todo o mundo.
Exemplos: tartarugas (mar), jabutis (terra) e cágados (água doce).
As tartarugas marinhas são animais aquáticos e marinhos, subdivididos em duas famílias: a Cheloniidae e Dermochelyidae. Nesta, encontramos uma única espécie: a tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), nome este que se refere à presença de tecido semelhante a couro, ao invés de carapaça coberta por placas. Já na Família Cheloniidae, encontramos animais com tal escudo protetor, com essas caraterísticas, sendo eles: tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), aruanã (Chelonia mydas), oliva (Lepidochelys olivacea), cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-flatback (Natator depressus) e kemps ridley (Lepidochelys kempii). Todas elas, exceto as duas últimas, são encontradas no Brasil.
Machos e fêmeas são muito semelhantes entre si, podendo ser diferenciados, a olho nu, somente na fase adulta: momento este em que os machos apresentam rabo e unhas bastante desenvolvidos. A maioria destes animais é onívora, embora algumas consumam unicamente alimentos de origem animal.
São seres migratórios, retornando à praia onde nasceram na época de reprodução, a fim de depositar ali seus ovos. No litoral, este período perdura os meses de setembro a março; e nas ilhas oceânicas, de janeiro a junho: local e época em que a aruanã desova. Aproximadamente dois meses depois, os ovos começam a eclodir; e os filhotes saem de seus ninhos em direção à água. A tartaruga oliva atinge a maturidade sexual entre os dez e quinze anos; enquanto as demais, por volta dos vinte a trinta anos de vida.
Apesar de uma única tartaruga ser capaz de depositar um grande número de ovos, somente 0,1% dos filhotes conquistarão a vida adulta. Nos primeiros momentos de sua vida, já estão sujeitos à predação por aves, lagartos e caranguejos; e também por animais carnívoros encontrados no mar. Quando adultos, podem ser capturados por seres humanos, visando à utilização de sua carne e ovos na alimentação; e sua carapaça na confecção de artefatos. Indiretamente, a poluição, destruição de hábitats, acúmulo de material plástico no mar, pesca acidental, dentre outros fatores, são responsáveis pela morte de tais animais, elucidando o porquê de todas as espécies terem suas populações em declínio.
Observe abaixo o status de conservação de cada uma, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais):
Dermochelys coriacea - criticamente ameaçadaEretmochelys imbricata – criticamente ameaçadaChelonia mydas - em perigoLepidochelys olivacea - vulnerávelCaretta caretta – em perigoNatator depressus – dados insuficientesLepidochelys kempii – criticamente ameaçada
Uma notícia positiva é que, desde 1980, existe o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, também conhecido por Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, responsável pelo estudo e conservação destas espécies.
A luta e conquista de áreas prioritárias para a conservação e medidas efetivas para garantir a qualidade dos ambientes em que estas espécies estão relacionadas, ajudam também na proteção a outras formas de vida que coexistem com as tartarugas marinhas.
Fonte :  Mariana Araguaia-Bióloga

Comentários