Pular para o conteúdo principal

QUANDO UMA ÁREA DO BAGUA CAI NO BANHEIRO

Quando uma área do Bagua cai no banheiro

FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online


Muitos leitores que leram as colunas sobre o Bagua (clique aqui para lê-la) e aprenderam a aplicá-lo sobre a planta de suas casas tiveram a mesma dúvida: "Como ativar a área do Bagua que cai no banheiro?" 

O grande problema do banheiro, assunto já abordado em outras colunas, é o fato de ele ser um cômodo que rouba energia. Por isso, quando uma ou mais áreas do Bagua caem em banheiros e lavabos é preciso fazer alterações nestes cômodos para que os outros setores da nossa vida não sejam afetados negativamente.

Veja quais são as situações negativas que já encontrei em minhas consultorias quando as áreas do Bagua caem no banheiro:


  • Área do trabalho: Em geral, nota-se que o rendimento no trabalho cai. A prometida promoção não acontece, não se consegue mudar de emprego e a toda hora alguém fica desempregado.



  • Área do conhecimento: Não se aprende novos métodos de trabalho; não é possível preparar-se para provas e concursos e o rendimento escolar das crianças é muito baixo. Não há vontade para ler nada.



  • Área da família: Em geral, encontram-se muitos conflitos e desgastes nos relacionamentos familiares.



  • Área da prosperidade: O dinheiro entra e some, "sai pelo ralo", ou seja, o desaparece com uma série de imprevistos em nosso orçamento. Temos dificuldade para fazer negócios ou receber dinheiro já ganho. O trabalho mingua.



  • Área da fama: O prestígio e fama no trabalho não são reconhecidos. Falta ânimo, pois a auto-estima fica baixa. O sucesso na empresa ou em negócios emperra ou não decola.



  • Área do relacionamento afetivo: Os namoros não decolam, o casamento está desgastando por motivos fúteis e você e seu parceiro só brigam.



  • Área dos filhos e futuro: A comunicação com os filhos está "estranha" e o filho anda meio rebelde. Não projetos para o futuro em nenhum setor da vida.



  • Área dos amigos: Você não tem nenhum amigo de confiança nem colegas para bater papo. Ninguém lembra de você na hora de viajar e nem o convida para festas.



  • Área da saúde: Gripes, dor de cabeça e chateações constantes. Falta pique e as doenças demoram para passar.


  • A função do banheiro é retirar, pelos canos de esgoto da privada e da pia, toda a sujeira nele depositada. Diante dessa finalidade, simbolicamente o banheiro acaba roubando a energia da área do Bagua que nele se encontra.

    Além disso, o principal elemento do banheiro é a água, cuja polaridade é negativa (Yin). Isso faz com que a energia do banheiro seja puxada para baixo, o que provoca a fuga de energia dos vários setores do Bagua. 

    Por isso, antes de ativar os setores do Bagua em um banheiro é preciso cessar o roubo de energia e fazer sua energia ser mais Yang (positiva).

    Como evitar a energia estagnada e a fuga de energia



  • Mantenha o banheiro sempre arrumado e limpo

  • Tenha cuidado com a pintura e a cerâmica do banheiro

  • Evite bagunça neste cômodo, como manter roupas e toalhas jogadas pelos cantos

  • Arrume os vazamentos. Cano furado é sinal de perda de energia. O mesmo vale para infiltrações, mofo e umidade

  • Feche os ralos e tampo da privada

  • Mantenha o local arejado e iluminado


  • Como tornar a energia do banheiro mais positiva (Yang)



  • Se a água ajuda na fuga de energia o que pode-se colocar no banheiro para represar a água? Terra. No Feng Shui, o elemento é representado pelas cores amarelo e suas variáveis, além dos tons de terra. Coloque vários objetos, toalhas e pinturas com essas cores. Não esqueça também de colocar vasos de cerâmica -material que vem da terra.



  • O elemento madeira precisa muito do elemento terra para crescer, para ficar mais Yang. Por isso, objetos e móveis com cor de madeira podem ser usados no banheiro. Outra opção é usar a cor da madeira, que é o verde. Use então plantas e flores naturais nos banheiros, além de objetos e toalhas verdes.



  • Muita luz e vento são bem-vindos.



  • Para tornar a energia do banheiro mais Yang, use dois instrumentos do Feng Shui: pendure uma esfera facetada no ponto de luz ou um sino de vento de metal no teto.


  • Dicas para ativar as áreas do Bagua no banheiro



  • Área do trabalho: Para quem gosta de ler no banheiro, colocar revistas e livros ligados à profissão é uma ótima alternativa. Colocar o boneco da profissão é outra dica. Plantas fortes e robustas, que crescem para cima, podem representar o sucesso no trabalho.



  • Área do conhecimento: A leitura de livros e revistas neste cômodo ativará esta área do Bagua. Velas e símbolos esotéricos ativam a espiritualidade. Objetos, decoração e toalhas verde e azul esverdeado ajudam a ativar esta área. O elemento Terra rege essa área, que pode ser ativada por formas quadradas, objetos de cerâmica e cores amarelo e tons de terra.



  • Área da família: Coloque um porta-retrato com a foto da família. Se você for mais tradicional, use um quadro com a figura de uma casa. Como o elemento que rege esta área é a madeira, cuja a cor é verde, podemos ativá-la colocando móveis e objetos cor de madeira ou verde, bem como plantas e flores naturais.



  • Área da prosperidade: Objetos, ornamentos e decorações douradas e amarelas ativam esta área do Bagua. Para os brasileiros, um grande símbolo de riqueza são as matas. Ou seja, coloque muitas plantas naturais e que crescem para cima. Abuse de flores amarelas, vermelhas e laranjas -cores de riqueza. Use um sol dourado, uma estrela amarela ou um arranjo de girassol.



  • Área da fama e sucesso: Esta área pode ser ativada com objetos, ornamentos e utensílios dourados, amarelos e vermelhos. Sucesso lembra brilho e luz. Por isso, temos de caprichar na iluminação -artificial ou natural. Abuse das flores vermelas, amarelas e laranjas. Quanto mais quente, melhor. Não podemos esquecer que o elemento fogo rege essa área. Velas de todos os tipos e tamanhos devem aparecer neste cômodo. Não esqueça de colocar a figura do sol, estrelas e uma esfera facetada.
  • Área do relacionamento afetivo: Coloque flores vermelhas, brancas ou rosas -cores do amor. Essas cores podem se repetir nas toalhas e objetos decorativos. Pares e casais são sempre bem-vindos: duas saboneteiras, um par de toalhas etc. Para aquecer o amor, velas vermelhas sempre em pares. Pedras rosas, vermelhas e lilás dão uma charme final.



  • Área dos filhos e criatividade: Quem rege esta área é o elemento metal. Objetos e utensílios de metal, como alumínio, prata, cobre e ferro, podem ser usados em luminárias, torneiras e molduras de espelho. Branco e tons pastéis também podem ser usados para ativar essa área. Revistas e livros que estimulem a criatividade são boas alternativas. Brinquedos ativam a área dos filhos.



  • Área dos amigos: Ter um ponto de telefone no banheiro para falar com os amigos é uma maneira original de ativar esta área do Bagua. Coloque presentes e lembranças de amigos ou de viagens feitas com eles. O elemento Metal rege esta área. Por isso, use objetos de metal.



  • Área da saúde: Ative-a com muito verde -plantas e flores-, amarelo e tons terra. Coloque também uma esfera facetada.


  • Quem tiver dúvidas sobre a coluna ou quiser mais informações sobre Feng Shui pode mandar um e-mail para fvct@uol.com.br.

    Boa semana!

    *

    No dia 15 de fevereiro vou dar um curso de Feng Shui sobre aplicação de Bagua. Mais informações podem ser obtidas pelo meu e-mail ( fvct@uol.com.br).



    Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.

    E-mail: fvct@uol.com.br

    Fonte:
    http://www1.folha.uol.com.br/
    folha/colunas/energiaebonsfluidos/
    ult602u46.shtml

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    A ARTE DO KUNG FU SEXUAL

    A Arte do Kung Fu Sexual5 de novembro de 2015

    Você já deve ter ouvido falar antes sobre a arte sexual de algumas culturas orientais, como o Kama Sutra, o sexo Tântrico, entre outros. Hoje falaremos sobre uma outra abordagem, originária da China, o aspecto sexual do Kung Fu, os 3 corpos e mais! Muito interessante!
    O Sexo ou a Energia Sexual para os chineses ou para qualquer outra cultura oriental, não é brincadeira mental. Fantasias mentais costumeiras, para nós ocidentais, é sinônimo de ejaculação sem controle. Se não estamos centrados em nosso próprio corpo, no momento presente, estas fantasias tornam-se uma fuga da energia que deveria ser conduzida sadiamente para nossas próprias células. O Kung Fu sexual é uma expressão de nosso próprio poder e controle. A capacidade de assumir o comando de nosso próprio corpo, mente e alma. A energia sexual pode ser desenvolvida de forma significativa em pessoas que utilizam dessa arte, e uma vez coletada, pode ser transmutada em várias formas de en…

    NADIS,OS MERIDIANOS DE ENERGIA DO CORPO

    Ilustração mostrando os Nadis e os Chakras
    Nadis, os meridianos da energia do corpo

    29 de abril de 201520 de agosto de 2015
    Conhecido como Nadi Pariksha ou exame via pulso na medicina indiana ancestral, os Nadis são canais ou portas energéticas em que o Prana ou a força da vida fluem através do corpo e está conectada a pontos especiais, os Chakras. Em Sânscrito, o termo “Nadi” se origina da palavra “Nad”, que significa emoção, fluidez ou vibração. Como as veias e as artérias são importantes para a saúde funcional do nosso corpo físico, as ondas Nadis fluem através dos nossos nervos físicos como um circuito sutil da mente, do eu, da matriz da consciência que suportam nossa presença física em diversas dimensões existenciais.  O Prana precisa fluir livremente através do sistema para ser saudável. Quando ele se torna fraco ou congestionado, nos leva a uma pobreza mental e a uma saúde débil. Muitas vezes, experiências de vida dolorosas levam a bloqueios, de modo que abrir estes canais é impor…

    TAO - A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO

    TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia. Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projectem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi. Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflicta a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e acções, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas. Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as …