A HISTÓRIA DOS NINJAS

Um ninja (忍者) ou Shinobi (忍び) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem e infiltração assim como combate aberto em determinadas situações.

A história dos Ninjas

A origem do ninja é obscura e difícil de determinar, mas presume-se que ocorreu por volta do século XIV.3 No entanto, os antecedentes dos ninjas podem ter existido tão cedo quanto o Heian e no início da era Kamakura. Existem poucos registros escritos para detalhar as atividades do ninja. A palavra shinobi não existia para descrever um ninja como agente até o século XV, e é improvável que os espiões e mercenários antes dessa época eram vistos como um grupo especializado.




Na agitação do período Sengoku (séculos XV - XVII), mercenários e espiões contratados surgiram das regiões de Iga e Koga no Japão, e é a partir desses clãs que muito do conhecimento posterior sobre o ninja é inferido. Após a unificação do Japão sob o xogunato Tokugawa, os ninjas caíram novamente no esquecimento. No entanto, nos séculos XVII e XVIII, manuais como o Bansenshukai (1676), muitas vezes centrados em torno da filosofia militar da China, apareceram em número significativo.
 
Estes escritos revelaram uma variedade de filosofias, crenças religiosas, a sua aplicação na guerra, bem como as técnicas de espionagem que formam a base da arte ninja. As palavras Ninjutsu e Ninjitsu mais tarde viriam a descrever uma grande variedade de práticas relacionadas com os ninjas.

A natureza misteriosa do ninja capturou a imaginação popular no Japão, e depois o resto do mundo. Ninjas são figuras proeminentes no folclore e lendas, e como resultado muitas vezes é difícil separar fato histórico e mito. Algumas habilidades lendárias incluem invisibilidade, andar sobre a água, e controle sobre os elementos naturais. O ninja também é prevalente em cultura popular, aparecendo em várias formas de mídias de entretenimento.

Durante a II Guerra Mundial, o Japão ensinou técnicas ninjas a espiões num centro de treinamento secreto.

Os Ninjas

Um ninja (忍者) ou Shinobi (忍び) era um agente secreto do Japão feudal especializado em artes de guerra não ortodoxas. As funções do ninja incluíam espionagem, sabotagem e infiltração assim como combate aberto em determinadas situações. Os ninjas, utilizando métodos secretos de fazer a guerra, foram contrastados com os samurais, que havia regras estritas sobre a honra e combate.
 Em seu Buke Myōmokushō, o historiador militar Hanawa Hokinoichi escreve sobre o ninja:

Eles viajavam disfarçados para outros territórios, para avaliar a situação do inimigo, eles teriam de achar o seu caminho no meio do inimigo para descobrir as falhas, e invadir castelos inimigos para incendiá-los, e realizar assassinatos, chegando em segredo.

Não é possível definir historicamente as origens técnicas ou exatamente como foram ensinadas e aplicadas, porém os manuscritos históricos são unânimes em relatar que os Guerreiros Ninjas eram excelentes combatentes em diversas situações; sua fama cresceu devido serem especialistas em adentrar lugares protegidos sem serem vistos, sabiam recolher informações, manipulavam explosivos, conheciam venenos e eram mestres em assassinatos, sabotagem e emboscadas, tendo como trunfo o seu anonimato em todas as suas missões.

A maioria dos Ninjas, no Japão era composta de camponeses e vivia em clãs. Acredita-se que os mesmos desenvolveram suas técnicas por necessidade, devido à grande opressão existente no Japão, em suas épocas de guerras. Eles consideravam que a natureza era o melhor local para um treinamento, pois conheciam, conviviam e dependiam dela. A história dos Ninjas é permeada de lendas, registros inacabados, pois, grande parte dos registros era documentada nos manuscritos chamados de Toramaki.

É importante lembrar, que um Ninja perfeito não se envolveria em combate direto; a invisibilidade garantia-lhe sucesso em suas atividades, assim nunca seria visto um Ninja fazer exibição de suas habilidades sem absoluta necessidade.

Tendo como profissão a espionagem, assassinatos silenciosos e sabotagem, os melhores Ninjas são aqueles que nunca foram pegos; e se não foram pegos, muito provavelmente, não há evidência através de registros de sua existência.


Por utilizarem códigos secretos, muitos desses registros não foram decifrados; coube as famílias transmiti-las de geração a geração

No Japão a classe militar era composta de Samurais, estes obedeciam ao código de regras do Bushido. Era sabido que uma luta entre samurais era rápida, direta e fatal.

Do outro lado estavam os Ninjas, que não seguiam os preceitos do Bushido e obedecia apenas uma lei: a da Sobrevivência. Para um Samurai sua espada era sua alma, enquanto para um Ninja, ela era mais uma arma à sua disposição. Outros pontos diferenciais entre Ninjas “ e Samurai são: para o Ninja a proteção da família e lealdade ao Clã vinha sempre em primeiro lugar, enquanto para o Samurai, seguindo um sistema militar rígido, o primeiro a ser protegido era o Daimyo, depois vinha seu Clã; o segundo ponto diferencial é que os Ninjas utilizavam mulheres em suas atividades.

Um Ninja é muito habilidoso na luta desarmada. Ele é treinado para ser flexível, a conseguir escapar de diversas situações e também a lutar com todas as partes de seu corpo; saber onde e como atacar para paralisar ou até mesmo matar de forma rápida e eficiente, quando necessário.

Usava a sugestão, a dissimulação em vez da confrontação direta, a fim de manipular o inimigo sem que este percebesse, permitindo-o triunfar nas suas missões com o mínimo de desgaste energético possível. O estilo de luta do Ninja, o Taijutsu, não ensina métodos rígidos e fixados como as demais artes marciais; ao contrário prega a fluidez e o movimento natural do corpo.

O Ninja aprende também técnicas de fraturas ósseas, pontos de pressão dolorosos e neutralizantes, luta no solo, técnicas de arremesso, utilização de um arsenal de armas a desenvolver um espírito instintivo e a ter um refinamento espiritual, o que o diferencia dos demais guerreiros da história.

Diferente do que roga a mídia, os Ninjas não são assassinos sanguinários, frios, sem moral, e sim guerreiros munidos de um excelente treinamento técnico, físico e espiritual, aliados aos segredos da invisibilidade. Os Ninjas envolveram-se em muitas guerras e espionagens quando era necessário, porém no restante do tempo eram pessoas simples que desenvolveram certas habilidades para sobreviver nos tempos difíceis do Japão feudal.

Mitos sobre os ninjas

Aprenda alguns mitos históricos sobre esses guerreiros de habilidades incríveis. O ninjutsu, a arte marcial que praticam, é como qualquer outra. Portanto os ninjas não são nada parecidos com os guerreiros sobrenaturais que vemos nos filmes.
Mas, ainda assim a história muitas vezes explica porque alguns mitos surgiram com o passar dos anos.

Ninjas são apenas um mito - Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás. As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. É sua máxima humilde que dá ao ninjutsu seu estilo único: escape se puder, se não puder então mate. Não havia nada na luta que era considerado como imoral ao ninja. Ele jogaria areia nos olhos de seu oponente, o apunhalaria pelas costas e o atacaria enquanto ele estivesse caído – tudo para proteger sua vida e seu lar. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês), e assassinos de aluguel.

Ninjas conseguem parar uma espada usando suas mãos - Não é inteiramente verdade. O método ninja é desviar dos ataques de espada e usá-los em seu benefício, sem nem ao menos chegar perto da arma. Em filmes, o ninja consegue parar um ataque de espada unindo suas mãos e impedindo que a lâmina se mova. Mas de acordo com os ninjas da vida real, há pouquíssima necessidade de apelar para esse tipo de método quando há tantas outras técnicas em seu arsenal. Aparentemente, um ninja pode parar uma espada usando garras e outras armas, mas não com as mãos nuas.

O uniforme dos ninjas é preto e eles sempre usam máscaras - Isso é completamente falso. Nos dias de hoje, ninjas modernos que trabalham como guarda-costas irão vestir um terno, ou uma roupa similar. Mas então como surgiu essa história de que ninjas usam máscaras? Provavelmente há 800 anos atrás, quando eles precisavam se esconder em árvores. Um ninja que usa uma máscara não é diferente de um soldado que usa tinta verde para se camuflar. Tudo depende do ambiente em que ele está se escondendo.

Ninjas podem “desaparecer” - A cena é típica de filmes. Uma nuvem de fumaça encobre o ninja e, no segundo seguinte, ele já não está mais lá. Esse mito vem da máxima ninja “fuja”. Se um ninja pode evitar o combate, ele irá fazer isso. Para conseguir seu objetivo, ele pode criar uma distração, como jogar shurikens ou usar uma das típicas bombas de fumaça. Quando o oponente se concentrar de volta na luta, recuperando-se da distração, o ninja já terá fugido. Não há mágica nenhuma – apenas bom-senso.
Ninjas conseguem matar com apenas um toque - Esse mito, aparentemente, não está longe da verdade. Esse tipo de técnica é ensinada apenas aos estudantes mais avançados que, teoricamente, não teriam necessidade de usá-la. De fato, há uma série de toques que podem matar uma pessoa – tudo depende da pressão usada neles. No entanto técnicas de pontos de pressão fundamental são ensinadas aos alunos logo no início de seu aprendizado. Os ninjas menos experientes conseguem atordoar uma pessoa, se apertarem uma região determinada da garganta ou seus olhos. Esses pontos causam uma grande dor, quando pressionados corretamente. Há também outras técnicas, menos bonitas, que podem ser úteis aos ninjas. Torcer os mamilos do oponente, por exemplo, pode deixar um atacante sem defesas em segundos.

Cultura Ninja

A imagem do ninja entrou na cultura popular no período Edo, quando contos e brincadeiras sobre ninjas foram concebidos. Histórias sobre os ninjas são geralmente baseados em figuras históricas. Por exemplo, muitos contos similares existem cerca de um daimyo desafiando um ninja para provar o seu valor, geralmente por roubar seu travesseiro ou arma enquanto ele dormia.


Os romances que foram escritos sobre o ninja, como Jiraiya Gōketsu Monogatari, que também foi feita em um jogo kabuki. Figuras de ficção, como Sarutobi Sasuke acabaria por abrir caminho em quadrinhos e televisão, onde eles têm vindo a desfrutar de um herói cultural estado fora de suas mídias originais.

O Ninja aparece em muitas formas de mídia popular japonesas e ocidentais, incluindo livros (Kōga Ninpōchō), televisão (Ninja Warrior e Power Rangers: Ninja Storm.), filmes (Ninja 3 - A Dominação, Ninja Assassin), sátira (REAL Ultimate Power: The Official Ninja Book) Vídeo games (Tenchu​​), anime (Naruto), manga (Basilisk) e quadrinhos ocidentais (Teenage Mutant Ninja Turtles e G.I. Joe: A Real American Hero).
As descrições variam de realista ao fantástico exagerado, tanto fundamentalmente e esteticamente, e muitas vezes retratam o ninja como fictício, por vezes, personagens incrivelmente extravagantes para o humor e entretenimento.

Ninjas: Mercenários que atuavam como fantasmas 

Podemos considerar os shinobi ou ninjas como uma espécie de simétrico obscuro dos samurais. Embora de origem mais antiga, prosperaram no Japão entre os séculos XV e XVII, praticando o assassínio, a espionagem e a sabotagem por encomenda. Os ninjas destacavam-se pelas técnicas de camuflagem e viviam em lugares isolados, onde podiam treinar-se numa arte marcial conhecida como ninjutsu. O seu código era completamente distinto do dos samurais; se estes valorizavam a honra e a lealdade acima de tudo, os ninjas eram mais práticos e tinham um único objetivo: cumprir a sua missão, fosse como fosse. Na turbulenta sociedade nipónica daqueles anos, eram frequentemente contratados por senhores feudais para eliminar os seus rivais sem levantar suspeitas. Havia mulheres entre as suas fileiras e, segundo Stephen Turnbull, especialista em história militar japonesa, “tinham clãs que passavam os ensinamentos de geração em geração”. A partir do século XVII, entraram em decadência, e no século XIX já eram apenas praticamente uma memória. Foi nessa altura que começaram a aparecer as lendas sobre os seus supostos poderes e habilidades, que os popularizaram no Ocidente.

SUPER 188 - Dezembro 2013

Espada Ninja.


Diferente dos Samurais, que viam suas Katanas como parte de seu corpo e de sua alma, que lhe davam nomes até mesmo personalidade, os Ninjas vêem as espadas como apenas mais um instrumento que pode lhe ajudar a sobreviver, nada mais.


No Japão feudal, a katana era de uso restrito aos samurais, e a wakisashi ou tanto, era mais popular dentre as pessoas abaixo da nobresa.

Sabemos que os ninjas foram os camponeses que através de alguns imigrantes chineses e com a fusão de outros ensinamentos shaolin, os ninjas surgiram no japão, pouco se sabe verdadeiramente da origem, mas uma coisa é certa.

Como os ninjas eram muitas vezes camponeses,artesãos, ou até mercadores, eles tinham sua wakisashi, a wakisashi é uma espada curta, variando o comprimento de sua lâmina de 50 à 65 cm.
Os ninjas simplesmente pegavam sua wakisashi, e trocavam o tsuka por de uma katana, ou faziam um tsuka maior para algumas técnicas. facilitando o porte em suas costas, cintura ou qualquer parte do corpo que seja util.

 A wakisashi tem a mesma eficiência que uma katana, e é superior em terrenos menores e confinados, principalmente pelo fato de sua curvatura as técnicas de corte são mais eficientes que uma espada reta. a ninja-to reta talvez nunca tenha existido.
aonde treinar ninjutsu: http://bujinkanrio.com.br/

Treinamento Ninja

técnicas utilizadas no Ninjutsu - Ninpo 
 
Taijutsu: técnicas de combate corpo a corpo

Cho Ho: técnicas de espionagem

Shinobi Iri: técnicas de ocultação

Inton jutsu: técnicas de infiltração em território inimigo

Kayaku Jutsu: manuseio de fogos e explosivos

Bo Ryaku: estratégias militares

Aruki jutsu: técnicas para se deslocar em silêncio

Bajutsu: técnicas de equitação de guerra

Kamae jutsu: posições utilizadas no Ninjutsu

Daken taijutsu: sistema de luta desarmada

Empi wasa: técnicas de cotoveladas

Geri wasa: técnicas de chutes

Gyaku jutsu: técnicas compostas de alavancas e torções

Iai jutsu:: técnicas de saque e corte rápido com a espada

Jutai jutsu: imobilizações no solo

Kaiten jutsu: técnicas de rolamentos e saltos diversos

Kuji Kiri: técnicas de controle mental

Koppo jutsu: técnicas de fraturas ósseas

Koshi jutsu: técnicas com ataques desferidos aos músculos, órgãos e nervos

Kusari jutsu: técnicas de manuseio de correntes

Kyojitsu tenkan ho: técnicas de distração  do inimigo

Henso jutsu: técnicas de disfarce

Chi mon: técnicas de reconhecimento de campo geográfico

Tanto jutsu: técnicas de manuseio de faca

Kyudo: manuseio de arco e flecha

Mikkyo: técnicas secretas

Nague wasa: técnicas de arremessos e projeções do adversário

Saimin Jujutsu: técnicas hipnose

Shime wasa: técnicas variadas de estrangulamentos

Suiren: técnicas de luta na água

Taihen jutsu: movimentação do corpo

Uke wasa: técnicas variadas de defesa

Ukemi jutsu: técnicas de quedas ao solo
Ten mon: conhecimento do tempo e suas condições
Seishin teki kyoyo: refinamento espiritual


Técnicas de disfarces ninjas

Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como espião.
Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi. Entre outras vantagens características, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento de combate junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tessen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações de que precisavam. Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto, alguns clãs shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorriam, conforme os interesses políticos do momento.

Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade, luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com correntes e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a partir do século VI até a Era Meiji, no século XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo-Nipônica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra (1939-1945). Um registro importante é que, enquanto os samurais ainda procuravam entender a eficiência das armas de fogo levadas para o Japão pelos portugueses, os ninjas de pronto já incluíram essas armas em seu arsenal e passaram a utilizá-las em suas operações, pois haviam conhecido-as pelo intermédio de piratas chineses e japoneses.
Fato é que os ninjas, com a Restauração Meiji, foram integrados às forças policiais e militares do Japão e isso ocorre até hoje, não só no Japão, mas no mundo todo. Com isso, o Ninjutsu já é uma arte marcial espalhada pelo planeta e utilizado em larga escala pelos organismos estatais que necessitam do silêncio e da eficiência em suas operações.
O universo ninja ainda é tema constante na indústria do entretenimento japonês, sendo explorado nos jogos, mangás e animes. Com certeza, o que mais fascina nesses formidáveis guerreiros é o mistério milenar que os cercam.


Armas e acessórios Ninja

Ashiko cleats- escaladas

Small kusarigama- luta

Kaginawa- escadas

Makibishi

NinjaTo

Shuriken - Estrela Ninja

Shuriken é a lâmina que se atira. São chamadas assim todas as armas de arremesso e está entre as 18 disciplinas do Ninjutsu, no Shuriken Jutsu.

São divididas em: Bo Shuriken e Hira Shuriken, onde são classificadas de acordo com o grupo, número de pontas e formato.

Significa, "lâmina atrás da mão" ou "lâmina oculta na mão".

    Shu – mão;
    Ri – Que também lê-se ura - costas, no meio de, avesso, palma, atrás;
    Ken – Que também lê-se Tsurugi - sabre, espada, lâmina, adaga.

Bo Shuriken

Bastonete cilíndrico, angular ou plano de diversos formatos.

Classificação

    Hari gata - bastonete ou agulha.
    Kugi gata - forma de cravo.
    Hogo gata/Te yari gata - forma de lança.
    Kunai gata - forma de kunai.
    Ryobari gata/Ryohashi tsurugi gata - laminar de duas pontas.
    Tanto gata - forma de faca.
    Kankyuto gata - formato do bastão de paliçar cabeça decaptada.
    Mesu gata - forma de grampo ornamental de cabelo feminino.
    Matsuba gata/Enbi ken - forma de pinheiro ou rabo de andorinha.
    Negishi Ryu Shuriken - shuriken da Escola Negishi Ryu.
    Kogai - utilizado como grampo-de-cabelo japonês e limpador de cera de ouvido.
    Wari kogai - semelhante a um kogai cortado ao meio; também utilizado como hashi.
    Umbari - peça de corte transversal e triangular confeccionada em aço.
    Kozuka/Gokatana - pequena faca de uso geral, ou como faca de bolso.

Hira Shuriken

Lâmina plana com mais de três pontas. São conhecidas como "estrelas ninja" no Ocidente, normalmente com três até oito pontas. Muito usadas no Japão antigo, eram usadas para distrair os inimigos, quando atiradas, com o reflexo da luz, elas poderiam fazer com que o oponente prestasse atenção em outra coisa. Ou também eram usadas para acertar alguma parte do corpo, machucando ou sendo letal. Os ninjas também se utilizavam de certos venenos em suas lâminas, para que quando atingisse o oponente, o veneno entrasse na circulação, atrapalhando assim o combate e adquirindo vantagem.
Classificação Shurikens

Pelas pontas

    Nipo shaken - 2 pontas
    Shiho shaken - 4 pontas
    Goho shaken - 5 pontas
    Roppo shaken - 6 pontas
    Shichi ho shaken - 7 pontas
    Happo shaken - 8 pontas
    Kuho shaken - 9 pontas
    Jippo shaken - 10 pontas
    Ju yon po shuriken - 14 pontas

Pela forma

    Hangetsu shaken - meia-lua
    Hishi gata shuriken - losango
    Senban shuriken - quadrado
    Juji shaken - cruz
    Tsume shaken - garra
    Manji shaken - cruz swastika invertida (símbolo budista/xintoísta que representa a boa sorte)
    Tatami juji shaken - dobrável com formato aberto de cruz


Equipamentos e armas dos Ninjas

O ninja teria tido uma série de armas secretas. Um leque japonês simples, poderia esconder uma faca. Outra peça bastante normal do equipamento ninja era uma corda em forma de gancho para escalar. Esta consistia em um grapnel três ou quatro vertentes anexados a um rolo de corda fina, mas muito forte. 
Um saco utilitário também pode ser suspenso do cinto, e isso pode conter pequenas armas de arremesso, como facas ou shurikens (estrelas ninja), que eram arremessadas ​​com um movimento giratório. Tetsu bishi (caltrops) também poderia ser utilizados. 
Estes consistiram em pontas de ferro dispostas na forma de um tetraedro, de modo que um pico foi sempre saliente para cima. Como os samurai usavam calçados de sola fina, tetsu bishi eram muito eficazes em retardar perseguidores. Venenos e seus antídotos e suprimentos emergenciais de alimentos também podiam ser encontrados no saco de utilidade, quando apropriado. 

Luta Ninja- Ninjutsu

Ninjutsu é o nome de um tipo de luta - Na verdade, “ninjutsu” significa a arte do roubo e da perseverança. É formado mais de estratégias e táticas do que de luta, como outras artes marciais.

Na versão atual mais fiel ao ninjutsu original, o Bujinkan Budo Taijutsu, há dezoito disciplinas no treinamento:
Seishin-teki kyoko (refinamento espiritual)
Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)
Kenjutsu (luta com espada)
Bojutsu (luta com cajado)

Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)
Sojutsu (luta com lança)
Naginatajutsu (luta com naginata)
Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)
Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)

Hensojutsu (disfarce)
Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)
Bajutsu (equitação)
Sui-ren (treinamento aquático)
Boryaku (tática)
Choho (espionagem)
Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)
Tenmon (meteorologia)
Chi-mon (geografia)

Shurikens são usadas para matar à distância - Na verdade, shurikens são usadas como armas secundárias – seja para cortar o inimigo ou para apunhalar. Quando são jogadas, geralmente tem como propósito causar uma distração. Há dois tipos de shuriken: a Hira-Shuriken, mais famosa, com o formato de estrela, e a Bo-Shuriken, que são, basicamente, espetos retos de 21 cm de comprimento. 
As primeiras eram itens caseiros, que normalmente não eram tão afiadas, usadas apenas para distrair. As segundas também eram de uso doméstico, usadas como espeto e materiais cortantes. Suas origens mostram que, foi apenas de improviso que as shurikens se tornaram armas letais.
Ninjas usam apenas armas japonesas antigas - Eles realmente usam armas antigas, mas não exclusivamente. E muitas das armas consideradas antigas não o são – consistem em adaptações de modelos mais velhos, mas, mesmo assim, são atualizadas. Note que na lista de disciplinas ninja o item Kayakujustsu representa o uso da pólvora. Há muito tempo os ninjas usam esse artifício a seu favor, seja para criar fumaça ou até mesmo bombas destrutivas.
Ninjas precisam ser fortes e rápidos - Na verdade, o verdadeiro esquema do ninjutsu é usar seu corpo da maneira correta, seja você magro, gordo, alto, baixo, forte ou fraco. Tudo é questão de saber o efeito que você pode provocar no oponente movendo-se da forma que lhe é possível. E não há necessidade de velocidade. Sendo calmo, é possível dominar seu atacante.
Local de treinamento: http://bujinkanrio.com.br/

Fonte:http://world-ninja-brasil.blogspot.com.br/2013/05/luta-ninja.html

Comentários